quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Tratamento diferenciado para traficantes!

Nestes últimos dois dias, o que mais é comentado no cenário nacional é a guerra urbana no Estado do Rio de Janeiro! Muito provavelmente, segundo especialistas, conseqüência da ocupação sistemática, pelo "Estado", por intermédio das Unidades de Polícia Pacificadora - UPP´s, em áreas de domínio de narcotraficantes, notadamente  favelas e morros da capital.

No final da década de 70, as Brigadas Vermelhas - associação criminosa na Itália - foram desmobilizadas com a prisão dos chefões e, principalmente, com o tratamento diferenciado destes presos! Os Direitos Humanos priorizados foram, nestes casos, o da população, em seu maior entendimento: A VIDA!

É do conhecimento de todos que muitos dos comandantes do tráfico de drogas e destas últimas operações estão presos, entretanto, chefiando o horror, que nestes últimos dias vem nos deixando incrédulos! Também somos sabedores que os "intermediadores" para que essa comunicação possa ocorrer, entre os internos e àqueles que executam suas ordens, são os familiares dos detentos e seus advogados!!!

O que está faltando para que a sociedade possa restringir os direitos - Estado de Exceção -  destes criminosos que já estão presos? Para começar, dois anos isolados da sociedade, sem comunicação com familiares e/ou advogados! Em minha opinião, é preciso desarticular estas quadrilhas! Sem comunicação, não há operação de sucesso!

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Prevenção e Preparação na SP - Proposta 4

Não vejo como oferecer segurança à população sem prevenção! Na verdade, precisa-se trabalhar também nos momentos de normalidade - PREVENÇÃO e PREPARAÇÃO,

Na PREVENÇÃO, é necessário utilizar os mecanismos de inteligência disponíveis - CIODES, serviço de inteligência (integrado) das instituições de SP e a proximidade com a comunidade, por intermédio do modelo de Segurança Comunitária (aperfeiçoada) - visando antecipar as ações criminosas! Da mesma forma, é importante o "Estado" operacionalizar projetos sociais envolvendo a juventude, buscando, para começar, parcerias com os seguimentos religiosos e os órgãos de Segurança Pública, que podem e devem desenvolver estas ações! 

Na PREPARAÇÃO, a necessidade de investir nas instituições de SP - equipamentos, instalações e desenvolvimento de Recursos Humanos, como já foi abordado neste blog anteriormente - visando deixar estes órgãos em condições de dar a melhor RESPOSTA às demandas!

Trabalhando direito - PREVENÇÃO e PREPARAÇÃO - qualquer governo terá sucesso no Setor da Segurança Pública!

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Iniciar com o PÉ DIREITO!

Hoje, a cidade de Macapá só fala da Equipe de Transição do novo governo! Torço para que este grupo de técnicos faça um bom trabalho, preocupando-se em radiografar a real situação pela qual passa todos os setores do governo!

Com certeza, há muitas coisas erradas, mas também deve-se ter a grandeza de identificar as boas. Bons empresários, funcionários e, principalmente, a população em geral não podem sair prejudicados nesta transição, por achar-se que tudo está errado!

Espero, sinceramente, que o novo governo inicie com o PÉ DIREITO!

sábado, 13 de novembro de 2010

Maria Rita e Ana Clara - 10 anos de Felicidade!

Hoje, 13 de Novembro, comemora-se o 10° aniversário das gêmeas, Maria Rita e Ana Clara, nossas queridas filhas!

Filhas curtidas e esperadas desde o momento que soubemos de suas existências! Nossas vidas transformaram-se para melhor com o nascimento e o acompanhamento, dia-a-dia, do desenvolvimento de suas vidas espirituais!!!




Vocês estão lindas e, principalmente, com saúde e felizes, o que verdadeiramente importa!

Desejamos a vocês toda sorte do mundo neste Plano! Saibam que AS AMAMOS MUITO!

Papai, Mamãe, irmãos, avós, tios e primos!!!

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Recursos OBRIGATÓRIOS à SP - Proposta 3

Todos sabemos que a Segurança Pública, juntamente com a Saúde e a Educação, formam um tripé que está presente em todos os discursos de políticos neste País.

Acontece que, 25% de tudo que se arrecada no Brasil é investido, OBRIGATORIAMENTE, na Educação! 12,5% é investido, OBRIGATORIAMENTE, na Saúde! Já a SP, fica a mercê da boa vontade e determinação de nossos políticos!!! É bom lembrar que, além disto, este setor sofre com os contigenciamentos orçamentários, que atualmente, chegam a 50%!

Um exemplo: de um valor orçamentário considerado ideal para as atividades de uma instituição da SP, normalmente os "políticos", "assessorados" por "técnicos", chegam a cortar 50%, já que o setor não tem proteção constitucional! Depois de aprovado, esta mesma turma ainda contingencia em torno de 50%! É o cúmulo da irresponsabilidade!!!

Em nível federal, os nossos senadores e deputados federais necessitam APRESENTAR proposta que garanta DESTINAÇÃO CONSTITUCIONAL DE RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS E FINANCEIROS à Segurança Pública, objetivando assim, investimentos NECESSÁRIOS em Recursos Humanos e Materiais.

Em nível estadual, governador, prefeito e os legislativos estadual e municipal, necessitam, nestas esferas de governo, fazer o mesmo, enquanto a proposta federal não é aprovada! e, é óbvio, não permitir contigenciamentos na SP.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

O que queremos para a SP – Proposta 2

Tenho dito que a Segurança Pública, até pela sua importância como um setor que necessita de políticas públicas sérias e não demagógicas, deve ter uma maior atenção por parte de nossos governantes. Mais do que metas, a SP necessita de uma filosofia de trabalho.

É necessária uma definição sobre o modelo a ser adotado! Permanece do jeito que está – Art. 144 da CF/88? Ou é estabelecido outro paradigma?

Em minha opinião, antes de "bater o martelo" da inviabilidade do modelo atual, com a justificativa de ineficiência estrutural do sistema, necessário se faz dar condições políticas, estruturais e financeiras para que ele possa se justificar ou não! De repente, a solução está em pequenos ajustes aliados a uma maior atenção dos nossos governantes.

Hoje, de um modo geral, a Segurança Pública – nas três esferas de governo – necessita ser priorizada em três linhas de ação: 1. Recursos - estaduais e, principalmente, federais - para investimentos em equipamentos e instalações; 2. Formas alternativas e preventivas de proteção da sociedade, tais como: Segurança Comunitária e projetos sociais envolvendo a juventude; 3. Valorização do profissional da Defesa Social: Capacitação e reciclagem do conhecimento, carreira organizada e melhores salários.

A população deve fazer a sua parte!

Há alguns dias, escrevi sobre um agradável passeio que fiz, com a minha família, na Orla de Macapá, mas precisamente no percurso do “Lugar Bonito” à Praça do Coco.

Hoje ouvi um programa de rádio, com depoimentos de jornalistas e de alguns cidadãos, abordando a falta de segurança, limpeza pública e de normas que definam a utilização daquele espaço, já que atualmente, esportes radicais praticados na praça, colocam em risco os transeuntes!

Gostaria de externar que concordo com aqueles que entendem que o Poder Público está ausente, entretanto, gostaria, também, de deixar registrado que, em minha opinião, a população em geral tem sua parcela de culpa, notadamente na questão do lixo! Latas, copos descartáveis, sacos de pipocas, descartáveis em geral, fezes de animais domésticos, etc., NÃO É AÇÃO DE VÂNDALOS, LADRÕES E/OU DEPENDENTES QUÍMICOS!

Portanto, o Estado, em suas esferas de poder, precisa intervir, MAS, a população necessita ter mais consciência!!!

O que você acha? 

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

A SP necessita de um Estadista - PROPOSTA 1

Segundo a Constituição Federal, em seu artigo 144, a segurança pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, (...) (grifei).

Há pelo menos quinze anos a Sociedade Brasileira vem discutindo mudanças neste setor. Em Agosto de 2009 aconteceu a 1a Conferência Nacional de Segurança Pública, quando representantes do Estado - nas três esferas de governo - ONGs e Sociedade Civil Organizada, definiram diretrizes para o setor. 

Pode-se perceber que os Estados Federados, apesar do envio de representantes, pouco se interessam pela inevitável mudança de rumo na segurança pública, mesmo sabendo que cabe a eles - entes - o serviço pesado, por intermédio das Polícias Civis e Militares, e ainda os Corpos de Bombeiros Militares.

Os governos estaduais não podem ficar acomodados e, muito menos, reféns das vontades e direcionamentos explícitos do Governo Federal!

O Amapá terá um novo governante em 2011, trazendo com ele, eu espero, a responsabilidade de ACOMPANHAR, PROPOR e DEFENDER os interesses setoriais da segurança pública, durante o irreversível processo de mudanças da Política Nacional de Segurança Pública no Brasil, visando o cenário institucional adequado às necessidades do Povo Brasileiro, mas precisamente deste Rico Torrão! 

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

VAMOS ECONOMIZAR !!!

Dentre os assuntos que dominaram os programas jornalísticos de hoje, a realização da Expofeira foi o que mais me chamou a atenção!

Os que defendem o evento em 2010, prendem-se a preocupação com os empregos informais e o costume anual da feira! Já, a saúde financeira do Estado e a falta de planejamento são os principais motivos daqueles que não desejam a sua realização!

Minha gente, nem o governo sabe a dimensão de sua dificuldade financeira! Além das dívidas anunciadas nos jornais e campanha eleitoral, existem muitos direitos não pagos a servidores, tais como ajuda de custo e diárias.

Ainda não ouvi e/ou li nada sobre a relação custo/benefício da realização do evento, o que poderia justificar a empreitada! Ou seja, não houve um estudo, planejamento e projeto para a realização desta feira.

Aprendi com o orçamento doméstico que: economizar é importante quando a situação financeira aperta! Portanto, na minha opinião, a decisão a ser tomada é simples: VAMOS ECONOMIZAR !!!

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Agradecimentos pós-eleição 2010

Este ano de 2010 foi para mim muito especial! Dentre outros acontecimentos, me candidatar ao cargo de Deputado Federal pelo Amapá foi, sem sombra de dúvidas, o que me fará lembrar, por toda minha vida, deste ano!

Sinto-me na obrigação de postar uma mensagem que coloquei no ORKUT e no Twitter, após o término das apurações das eleições de 03 de outubro! Afinal de contas, este espaço poderá ser visitado por alguns de meus eleitores! Então, segue:

Sinto-me vitorioso com o resultado final das eleições no Amapá! 27o entre 102 candidatos!!!
Foram 3.771 votos conquistados sem mentiras, sem compra de votos, sem o poder econômico, entretanto, com propostas, seriedade e uma história de honestidade e trabalho no Amapá.
Agradeço a Deus, minha família e aos verdadeiros amigos, bem como àqueles que confiaram seus votos a mim!
Do AMIGO Giovanni


Mais uma vez, MEUS AGRADECIMENTOS!

SOMOS FELIZES E NÃO PERCEBEMOS!

Ontem, estive em um programa-família em Macapá - Amapá - Brasil, mas precisamente no "Lugar Bonito"! Saímos pelo Setor Sul da Fortaleza de São José de Macapá e a desbordamos pelo Lado Leste em direção à Praça do Coco, passando próximo ao Trapiche Eliezer Levi.

Além deste "blogueiro", sua mãe, esposa, filhos e animais de estimação puderam aproveitar, entre 17h e 18h30min, a linda paisagem: A Fortaleza e seu entorno; "maré" baixa; um sol que estava se preparando para desaparecer no horizonte; uma brisa maravilhosa; famílias inteiras passeando; crianças brincando; adultos se exercitando; uma turma praticando o "futebol de lama", outra o "kitesurf"!!!

Ah! já estava esquecendo da água de coco: doce, gelada, refrescante e relaxante, além da organização e limpeza do local, bem como a educação das pessoas que lá trabalham!

Tudo isto para dizer que: Muitas vezes SOMOS FELIZES E NÃO PERCEBEMOS! Qual o motivo? Será porque buscamos a felicidade onde ela não existe?! Vamos refletir!

terça-feira, 2 de novembro de 2010

UM DEPOIMENTO CERTO NA HORA CERTA!

Como vocês sabem, fui candidato a Deputado Federal pelo Amapá! Não obtive êxito! e, naturalmente, fiquei abatido. Tive o conforto de minha família e dos amigos mais próximos!

Adiante, um depoimento de minha filha Yasmin Cristina, 18, postado em minha conta do ORKUT, que me deixou emocionado, confortado e com a certeza que valeu o esforço empreendido na campanha, bem como o exemplo dado a minha amada família!

" Pai, o Senhor pode não ter ganhado, porém, tem dignidade pra afirmar que tantos votos foram conquistados com seriedade e honestidade. E, infelizmente, o Amapá não pôde ter um representante que fosse realmente contribuir para melhorá-lo.

Tenho muito orgulho de você, sabe por quê? Porque eu sei o quanto o Senhor se esforçou para tudo isso valer a pena sem pensar que as pessoas são objetos que podem ser comprados e não utilizou da má fé pra conseguir. Todas essas QUALIDADES são muito melhores que um lugar na Câmara adquirido com a falta das mesmas!

Te amo! Pra mim, o Senhor vai ser sempre um vitorioso!
Beijãããããããão, da sua filha que tá morrendo de saudades! "

UM DEPOIMENTO CERTO NA HORA CERTA!
Muito Obrigado. Também TE AMO MUITO MINHA FILHA!!
Papai, o SEU "Deputado Federal"!


Yasmin Cristina Costa Maciel

Buscando ESPAÇO para divulgar OPINIÕES!

Já tenho contas no ORKUT e no TWITTER, entretanto, necessitava de um espaço para divulgar opiniões sem a preocupação de limites de caracteres!! O Blog permitirá este espaço, bem como a exposição, permanente, destas opiniões! Acredito que forçará mais pesquisas e estudos, por parte deste "blogueiro", objetivando um texto responsável e confiável!
Comprometo-me, também, a ser o mais imparcial possível, o que, convenhamos, é o que pode ser prometido, já que a imparcialidade total é IMPOSSÍVEL!
Quero crescer como pessoa e cidadão, e espero poder contribuir, mostrando pelo menos, um forma diferente de ver e analisar um determinado tema!
Para que tudo isto possa ser possível, conto com a ajuda dos internautas!
Abraços do amigo GIOVANNI