segunda-feira, 8 de novembro de 2010

O que queremos para a SP – Proposta 2

Tenho dito que a Segurança Pública, até pela sua importância como um setor que necessita de políticas públicas sérias e não demagógicas, deve ter uma maior atenção por parte de nossos governantes. Mais do que metas, a SP necessita de uma filosofia de trabalho.

É necessária uma definição sobre o modelo a ser adotado! Permanece do jeito que está – Art. 144 da CF/88? Ou é estabelecido outro paradigma?

Em minha opinião, antes de "bater o martelo" da inviabilidade do modelo atual, com a justificativa de ineficiência estrutural do sistema, necessário se faz dar condições políticas, estruturais e financeiras para que ele possa se justificar ou não! De repente, a solução está em pequenos ajustes aliados a uma maior atenção dos nossos governantes.

Hoje, de um modo geral, a Segurança Pública – nas três esferas de governo – necessita ser priorizada em três linhas de ação: 1. Recursos - estaduais e, principalmente, federais - para investimentos em equipamentos e instalações; 2. Formas alternativas e preventivas de proteção da sociedade, tais como: Segurança Comunitária e projetos sociais envolvendo a juventude; 3. Valorização do profissional da Defesa Social: Capacitação e reciclagem do conhecimento, carreira organizada e melhores salários.

Um comentário:

  1. ótima proposta só acredito q faltam mesmo profissionais especializados e capacitados pois vemos hj qualquer pessoa na segurança pública sem o minimo de exigencias pertinentes, é uma questão d fato preocupante, deveriam formular exigencias mais relevantes para a investidura do cargo, tá muito banalizada essa seleção!!

    ResponderExcluir